A criatividade é um conceito associado a diferentes atributos como a novidade, a originalidade, a variedade, a espontaneidade, a curiosidade, a imaginação, a facilidade de ver e entender as coisas, a descoberta e a invenção.
Parrat-Dayan, (2001)
Criatividade, num sentido restrito, diz respeito às habilidades, que são características dos indivíduos criadores, como fluência, flexibilidade, originalidade e pensamento divergente, relacionando o processo aos factores e variáveis isoladas e avaliadas.
Guilford, (Apud Novais, 1977)
Criatividade é um processo que torna alguém sensível aos problemas, deficiências, hiatos ou lacunas nos conhecimentos, e o leva a identificar dificuldades, procurar soluções, fazer especulações ou formular hipóteses, testar e retestar essas hipóteses, possivelmente modificando-as, e a comunicar os resultados.
Guilford, (Apud Novais, 1977)
A criatividade é um processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva.
Ghiselin, (1952)
Para que uma ideia seja criativa ela deve ser interessante e não apenas nova, incluindo, portanto, julgamento de valor por parte de quem avalia, além da presença de combinações incomuns e inesperadas, tanto de ideias como de objetos.
Boden, (1999)
O termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autónomo e é dirigido para a produção de uma nova forma.
Suchuman, (1981)
Pessoa que não exercita a criatividade acaba por ser uma pessoa incompleta, cujo pensamento não consegue defrontar os problemas que se lhe apresentam.
Munari, (1981)
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