Tarefa 1 _______________________________________________

Construção de um Cadáver Esquisito

Na realização da Tarefa 1, dois elementos da linguagem gráfico/plástica serão particularmente relevantes: a linha e a forma.

A linha que, como diz Wassily Kandinsky (1989), "é o rasto do ponto em movimento", pode estabelecer ritmos, refletir emoções e expressar ideias criativas registadas de modo mais ou menos espontâneo. A linha pode ainda transmitir sensações de tranquilidade, solidez e serenidade - como acontece com as linhas retas - ou produzir efeitos de instabilidade, graciosidade e alegria - como se verifica com as linhas curvas.
Por sua vez a forma, mais do que um registo da realidade, pode surgir como uma invenção de mundos totalmente imaginados.

Considerando o valor expressivo destes elementos visuais, e colhendo inspiração nos exemplos de Cadáveres Esquisitos apresentados nos Recursos, desenvolva esta tarefa de acordo com as Etapas que se seguem:

  • Etapas da Tarefa 1:

    1. Dobre uma folha de papel de formato A4 em partes iguais.
    2. Desenhe seres humanos, animais, objetos ou apenas traços de qualquer tipo, numa das partes da folha dobrada.
    3. Assinale alguns pontos no extremo da folha dobrada, para que o participante seguinte — embora não possa observar o que o último fez — tenha um ponto de partida (uma pista) para dar continuidade ao desenho.
    4. Entregue a esse participante a folha de papel para que o mesmo possa prosseguir com o trabalho.
    5. Desdobre a folha depois de cada um dos elementos do grupo terem contribuído para a resolução da tarefa, isto é, terem desenhado numa das partes da folha, e observe o efeito obtido.
    6. Auto-avalie em grupo o trabalho realizado.

    Nota: Esta técnica proporciona resultados mais espetaculares se o desenho for figurativo.

  • Recursos da Tarefa 1


Tarefa 2 _______________________________________________

Ilustração do Poema Em Todas as Ruas Te Encontro


Na realização da Tarefa 2, para além de outros elementos da linguagem gráfico/plástica a utilizar, chama-se a atenção para os seguintes: a cor e a textura.

A cor porque é um dos elementos que mais possibilidades oferece no registo gráfico criativo das emoções provocadas pela leitura de um poema. Uma vez mais recordamos Kandinsky (1987) quando afirma:
A cor é um meio para exercer uma influência direta sobre a alma.
A cor é a tecla; o olho o martelo. A alma, o instrumento de mil cordas.
O artista é a mão que, ao tocar nesta ou naquela tecla, obtém da alma a vibração justa.

A textura porque o seu valor expressivo é quase inesgotável, por exemplo, desde a representação visual de um sentimento ou superfície delicada à representação dos sentimentos ou matérias em turbulência.

  • Etapas da Tarefa 2:

    1. Leia com muita atenção o poema que vai ilustrar - ou seja, o poema Em Todas as Ruas te Encontro, de Mário Cesariny - até estar impregnado dos sentimentos que este poema desperta em si.
    2. Identifique o(s) ponto(s) mais relevante(s) do referido poema e que lhe suger(em) uma ou várias imagens.
    3. Faça vários esboços dessa(s) imagem(ens) utilizando qualquer tipo de riscador ou, se preferir, exprima as suas impressões, os seus pensamentos e emoções através da criação de manchas de cor.
    4. Desenvolva o esboço que mais lhe agradar e que transmite visualmente a(s) ideia(s) fundamental(is) do texto.
    5. Concretize a sua tarefa utilizando uma ou mais técnicas de entre aquelas que são sugeridas nas alíneas b) e c) dos recursos apresentados nesta terefa 2.
    6. Auto-avalie o trabalho que realizou.

    Nota: Lembre-se que as ilustrações são uma forma de sugerir, por desenho ou mancha, o que está escrito. Simultaneamente, as ilustrações são textos visuais ou pinturas de palavras que, por sua vez, nos incitam à leitura.

  • Recursos da Tarefa 2:

    a) Ilustração (exemplos).
    b) Técnicas Surrealistas.
    c) Técnicas Diversas.


Tarefa 3 _______________________________________________

Reorganização / Reconstrução de umas das seguintes Pinturas:

  • A Persistência da Memória, Salvador Dali (1931).
  • O Jardim , Juan Miró (1977).

1ª Opção - A Persistência da Memória

Na realização da primeira opção, da Tarefa 3, salientam-se duas possibilidades de valorização estética da forma visual:
- A metamorfose ou alteração criativa;
- A utilização da forma fora do seu contexto habitual.

  • Etapas da Tarefa 3 (1ª Opção):

    Utilizando o PowerPoint e tendo como referência a obra de Dali designada A Persistência da Memória, efetue a tarefa proposta tendo em atenção as instruções que se seguem:

    1. Efectue o download do seguinte ficheiro em PowerPoint que contém os fragmentos da desconstrução desta obra:
    2. Coloque o ficheiro no seu computador.
    3. Abra o ficheiro do PowerPoint e reconstrua como entender esta obra de Dali.
    4. Utilize as ferramentas de imagens colocadas à sua disposição pelo PowerPoint, dando largas à sua imaginação.
    5. Guarde o trabalho realizado no seu computador, depois de terminada a tarefa.
    6. Auto-avalie o trabalho que realizou.
    7. Envie o trabalho por e-mail para:
      • icriatividade@gmail.com
      • assunto: Tarefa 3 - 1ª Opção.

  • Recursos da Tarefa 3 (1ª Opção)

2ª Opção - O Jardim

Na realização da segunda opção, da Tarefa 3, destaca-se a importância dos signos, dos símbolos e da cor na comunicação visual.

  • Etapas da Tarefa 3 (2ª Opção):

    Utilizando o software de desenho on line Sumo Paint, efetue a tarefa proposta tendo em atenção as instruções que se seguem:

    1. Efetue o download da imagem:
    2. Coloque a imagem no seu computador.
    3. Abra o site do Sumo Paint (http://www.sumopaint.com/app/).
    4. Abra a imagem no Sumo Paint, clicando em «File - Open from My Computer...»
    5. Utilize as ferramentas e os filtros colocados à sua disposição por esta aplicação dando largas à sua imaginação.
    6. Guarde o trabalho realizado no seu computador, depois de concluída a tarefa, indo a «File - Save to My Computer...» e escolha o formato JPG.
    7. Auto-avalie o trabalho que realizou.
    8. Envie o trabalho por e-mail fazendo «File - Send to E-mail...»:
      • to: icriatividade@gmail.com
      • subject: Tarefa 3 - 2ª Opção.

  • Recursos da Tarefa 3 (2ª Opção)