E da minha própria experiência poderei dizer que aquilo que vamos criando é para ocultar a nós próprios aquilo que sabemos.
Cruzeiro Seixas
Pessoa, Pressão, Processo, Produto são facetas ou dimensões a partir das quais podemos definir a CRIATIVIDADE.
A dimensão centrada na PESSOA desenha a CRIATIVIDADE como um atributo ou característica dos indivíduos.
A dimensão centrada na PRESSÃO apresenta a CRIATIVIDADE como uma unidade de forças ou influências exercidas pelo meio ambiente.
A dimensão centrada no PROCESSO descreve a CRIATIVIDADE como um conjunto de operações do Método de Resolução de Problemas.
A dimensão centrada no PRODUTO associa a CRIATIVIDADE a uma ideia, uma teoria, um objeto, um comportamento, um rendimento ou qualquer tipo de atividade humana.
A CRIATIVIDADE é assim um tema multidimensional e, frequentemente, considera-se que pode ser potenciada através de múltiplos Métodos e Técnicas.
Deste modo, como poderá verificar mais adiante, para a realização das várias tarefas propostas nesta WebQuest são facultadas múltiplas sugestões metodológicas e técnicas. Entretanto, antes de escolher a tarefa que vai executar, tenha em atenção o que se segue.
A primeira e a segunda tarefa poderão ser realizadas tanto em suporte de papel como em suporte digital, utilizando um equipamento específico como, por exemplo, o Note Taker. Trata-se de um processador portátil de textos e imagens de utilização simples e intuitiva. Permite escrever em papel regular e armazenar até 100 páginas A4. Funciona como pointing device (dispositivo apontador) quando em modo "on-line" e efetua o reconhecimento de escrita manual.
Material necessário:
Papel de formato A4;
Lápis de grafite, esferográfica ou marcadores;
Lápis de cor, lápis de cera ou pastel seco.
Número de sujeitos participantes:
Grupo de 2 ou mais de 2 elementos
Utilizando a técnica do Cadáver Esquisito, adotada por artistas surrealistas para provocar uma associação de imagens fora do habitual, realize um desenho e/ou pintura coletiva.
Material básico:
Papel de formato A4;
Lápis de grafite;
Lápis de cor, lápis de cera ou pastel seco.
Libertando-se de convenções e mecanismos, e anulando as fronteiras entre o sonho e a realidade, ilustre o poema que se segue utilizando para o efeito as técnicas e os materiais que entender.
Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco