E da minha própria experiência poderei dizer que aquilo que vamos criando é para ocultar a nós próprios aquilo que sabemos.

Cruzeiro Seixas

Pessoa, Pressão, Processo, Produto são facetas ou dimensões a partir das quais podemos definir a CRIATIVIDADE.

A dimensão centrada na PESSOA desenha a CRIATIVIDADE como um atributo ou característica dos indivíduos.

A dimensão centrada na PRESSÃO apresenta a CRIATIVIDADE como uma unidade de forças ou influências exercidas pelo meio ambiente.

A dimensão centrada no PROCESSO descreve a CRIATIVIDADE como um conjunto de operações do Método de Resolução de Problemas.

A dimensão centrada no PRODUTO associa a CRIATIVIDADE a uma ideia, uma teoria, um objeto, um comportamento, um rendimento ou qualquer tipo de atividade humana.

A CRIATIVIDADE é assim um tema multidimensional e, frequentemente, considera-se que pode ser potenciada através de múltiplos Métodos e Técnicas.

Deste modo, como poderá verificar mais adiante, para a realização das várias tarefas propostas nesta WebQuest são facultadas múltiplas sugestões metodológicas e técnicas. Entretanto, antes de escolher a tarefa que vai executar, tenha em atenção o que se segue.

A primeira e a segunda tarefa poderão ser realizadas tanto em suporte de papel como em suporte digital, utilizando um equipamento específico como, por exemplo, o Note Taker. Trata-se de um processador portátil de textos e imagens de utilização simples e intuitiva. Permite escrever em papel regular e armazenar até 100 páginas A4. Funciona como pointing device (dispositivo apontador) quando em modo "on-line" e efetua o reconhecimento de escrita manual.


Tarefa 1 _______________________________________________

Construção de um Cadáver Esquisito

Material necessário:
Papel de formato A4;
Lápis de grafite, esferográfica ou marcadores;
Lápis de cor, lápis de cera ou pastel seco.

Número de sujeitos participantes:
Grupo de 2 ou mais de 2 elementos

Utilizando a técnica do Cadáver Esquisito, adotada por artistas surrealistas para provocar uma associação de imagens fora do habitual, realize um desenho e/ou pintura coletiva.

Tarefa 2 _______________________________________________

Ilustração do Poema Em Todas as Ruas te Encontro

Material básico:
Papel de formato A4;
Lápis de grafite;
Lápis de cor, lápis de cera ou pastel seco.

Libertando-se de convenções e mecanismos, e anulando as fronteiras entre o sonho e a realidade, ilustre o poema que se segue utilizando para o efeito as técnicas e os materiais que entender.

Em todas as ruas te encontro

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco

Mário Cesariny, in Pena Capital. (1957).


Tarefa 3 _______________________________________________

Desconstrução / Reconstrução de uma das Pinturas indicadas nas duas opções que seguem.

Material:
Computador.

Tarefa 3/1ª Opção - A Persistência da Memória, Salvador Dali (1931).


Tarefa 3/2ª Opção - O Jardim, Joan Miró (1977).