1. Faça um desenho sobre papel.
2. Comece a pintar do geral para o particular.
3. Sombreie o desenho com o lápis ou o esfuminho, nas zonas que entender, esbatendo a grafite.
4. Aplique um fixador em spray.
Exº:
Augusto Gomes - Retrato deEugénio de Andrade
José Rodrigues - Retrato de Eugénio de Andrade
Técnica
Materiais
Sugestões
Desenho a Carvão
1. Faça um desenho ou mancha sobre o papel.
2. Comece a pintar do geral para o particular.
3. Tire partido das características do carvão, criando múltiplas nuances, ao esbater as manchas de carvão com o dedo ou com o esfuminho.
4. Aplique um fixador em spray.
Exº:
José Rodrigues - As Mãos e os Frutos
Técnica
Materiais
Sugestões
Guache
Lápis de grafite.
Pincéis.
Godé/paleta ou outro recipiente para diluir ou misturar o guache.
Recipiente para a água.
1. Coloque um pouco de guache no recipiente, acrescente uma ou duas gotas de água e misture com a ajuda do pincel.
2. Execute o seu trabalho começando por desenhar a lápis ou diretamente com o pincel.
3. Deixe secar as camadas de tinta, se quiser que as cores não se misturem entre si.
4. Depois de a superfície estar coberta de cor pode ainda voltar a pintar outras camadas ou desenhar formas.
5. Utilize os pincéis mais finos para pormenores ou linhas e os mais espessos para as superfícies mais extensas.
6. Lave os pincéis após cada utilização e mude de água assim que mudar de cor.
7. No final, lave cuidadosamente o material com água e sabão.
Exº:
Picasso - Pierrot, 1920
Sol leWitt - Wavy brushstrokes, 1996
Técnica
Materiais
Sugestões
Lápis de Cor
1. Pode começar por pintar primeiro com os tons claros, passando depois aos tons mais escuros.
2. Pinte uma primeira camada na mesma direção.
3. Passe outras camadas de cor em sentido inverso, por forma a obter sobreposições de cor.
Exº:
David Hockney - Celia - Lápis de cor, 1973
Técnica
Materiais
Sugestões
Marcadores
1. Inicie o seu trabalho utilizando grafismos ou manchas de cor.
2. Alterne a direção da pintura do marcador procurando obter sobreposições de cor. Pode também desenhar sobre a zona pintada.
Exº:
M. Vallens - Dead Kennedys, 1985
Técnica
Materiais
Sugestões
Pastel Seco
1. Aplique o pastel seco começando, por exemplo, pelos tons claros e aplicando depois os tons escuros.
2. Faça sobreposições de cor.
3. Aplique um fixador em spray.
Exº:
Paula Rego - Grooming, 1994
Técnica
Materiais
Sugestões
Pastel de Óleo
Pastel de óleo. Terebentina.
Pincel.
Suportes: Papel, cartolina, cartão.
1. Crie um desenho ou mancha diretamente no suporte.
2.
Pode, se desejar, aplicar o pastel de óleo na posição inclinada, aproveitando, assim, de uma só vez, a deposição de uma maior quantidade deste material sobre o suporte.
3.
É possível ainda, no decurso do trabalho, diluir e misturar o pastel com um pincel embebido em terebentina.
4.
Para limpeza do material, utilize diluente.
Exº:
Degas - Cena de Ballet, 1907
Técnica
Materiais
Sugestões
Monotipia
Suporte: Papel.
1. Sobre a placa de impressão crie as formas que entender, utilizando as tintas escolhidas.
2. Coloque sobre esta placa a folha de papel que quer imprimir.
3. De modo a não alterar as formas iniciais tenha o cuidado de não deixar que a folha a imprimir se desloque.
4. Passe por cima do papel um rolo ou a mão, fazendo pressão de modo a que o papel entre em contacto com a placa.
5. Levante o papel cuidadosamente obtendo a imagem espelhada.
Exº:
Técnica
Materiais
Sugestões
Técnica Mista
Revistas, papéis de embrulho, cartão, tecidos, fotografias, plástico, madeira, objetos diversos.
Grafite, carvão ou outro qualquer riscador.
Tinta de água ou de óleo.
Lâmina de corte.
Cola para papel ou madeira.
Verniz mate ou brilhante.
Suportes: papel, cartolina, cartão, esferovite, madeira.
1. Utilize os materiais que tiver disponíveis.
2. Recorte os materiais à mão, com a tesoura ou lâmina de corte, obtendo várias formas.
3.
Disponha os elementos no suporte escolhido e cole esses elementos com cola.
4.
Sobre os materiais colados pinte, sobrepondo cores, desenhe ou escreva.
5.
Finalmente pode aplicar um verniz mate ou brilhante (facultativo).
Exº:
Georges Braque, Still Life, 1914 (Colagem, carvão, grafite e óleo).